Após o fechamento do caixa, os detalhes são exibidos na tela de Conciliação de Caixa. Este processo é essencial para comparar os valores registrados no sistema com os valores apurados pelo operador de caixa durante o fechamento, permitindo ajustes necessários para garantir a precisão das operações financeiras da loja. As divergências nos valores podem ocorrer por diversos motivos, incluindo:
- Falta de registro das vendas;
- Erros de cálculo durante as operações no caixa;
- Ocorrência de fraudes internas ou assaltos;
- Desvios não intencionais;
- Perda dos comprovantes necessários para a conferência no fechamento.
Saiba mais sobre o fechamento de caixa e a fita de fechamento clicando aqui.
Saiba mais sobre a NF-e de Venda clicando aqui e sobre a NF-e de Venda Referenciada clicando aqui.
Como fazer a conciliação de caixa?
1. No Backoffice, acesse Gestão > Financeiro > Conciliação de Caixas:
2. A aba Pendentes exibe todos os caixas que ainda não foram conciliados. Para conciliar um caixa, primeiro você precisará localizar o caixa usando informações como Data Abertura e Data Fechamento. Para isso, selecione o caixa que você deseja conciliar e vá para a aba Pagamentos:
3. Na aba Pagamentos, são exibidos os valores do caixa por forma de pagamento e os totais. Na coluna Conciliado, você pode ajustar os valores das formas de pagamento, caso tenha ocorrido alguma divergência na apuração do caixa. Abaixo, estão as informações sobre as outras colunas:
-
- Pagamento: Mostra as formas de pagamento registradas nas vendas ou adicionadas no fechamento de caixa.. Saiba mais sobre o cadastro das formas de pagamento clicando aqui.
- Vencimento: Data para compensação da receita, caso esteja previamente vinculada a forma de pagamento. É possível editar.
- Real: Valor total das vendas registradas no caixa para cada forma de pagamento.
- Apurado: Valor apurado e lançado no sistema durante o fechamento de caixa pelo operador.
- Diferença: Diferença entre as colunas Real e Apurado, indicando divergências entre o valor registrado no sistema e o apurado pelo operador.
- Dif. Conciliado: Diferença entre as colunas Real e Conciliado, indicando divergências entre o valor registrado no sistema e o ajustado na conciliação do caixa.
- Conta: Exibe a conta bancária vinculada à forma de pagamento. Pode ser editado se necessário. Aprenda a cadastrar uma conta bancária clicando aqui.
- Plano 2: Exibe o plano de conta 2 vinculado à forma de pagamento. É possível editar. Como cadastrar os planos de conta? Clique aqui.
4. Se precisar ajustar os valores das formas de pagamento, siga os passos abaixo:
-
- Selecione a forma de pagamento que deseja ajustar;
- Clique no ícone para editar;
- Faça o ajuste na coluna Conciliado;
- Clique no ícone para salvar.
4.1. Para adicionar uma nova forma de pagamento, selecione a forma de pagamento desejada na opção Forma de Pagamento e clique em Adicionar. Em seguida, siga as instruções do passo 4 para preencher o valor Conciliado e verifique as demais informações:
5. A aba Sangrias, traz as sangrias realizadas no caixa, especificando o valor e o motivo da sangria. Além disso, é obrigatório preencher o Plano 2 e o Fornecedor relacionados a essa despesa:
Dica: Sangria é uma despesa emergencial paga com o dinheiro do caixa, gera uma conta a pagar compensada para controle financeiro vinculada ao plano de contas 2 informado.
Como cadastrar os planos de conta? Clique aqui.
Saiba mais sobre a sangria clicando aqui.
6. A aba Retiradas, exibe as retiradas feitas no caixa, detalhando a forma de pagamento, o valor, o operador responsável e o motivo da retirada:
Dica: Retirada é guardar o excesso de dinheiro por questão de segurança, gera uma transferência para a conta cofre.
Saiba mais sobre a retirada clicando aqui.
7. A aba Suprimentos, exibe os suprimentos lançados no caixa, detalhando o valor e o operador responsável. Caso seja um valor de saldo para a próxima abertura, a opção Saldo deve estar marcada.
Dica: Caso a coluna Saldo esteja marcada significa que esse suprimento foi o saldo deixado no fechamento de caixa anterior. Suprimento é o dinheiro lançado no caixa para troco dos recebimentos em dinheiro.
Saiba mais sobre o suprimento clicando aqui.
8. Depois de fazer os ajustes necessários, volte para a aba Pagamentos, confirme a conciliação do caixa clicando em Confirmar Conciliação e dê Ok na mensagem de confirmação:
No exemplo, a loja fez a conciliação do caixa aberto e fechado no dia 05/07/2024 pela operadora Nathalia. Esse caixa teve uma diferença de -18,00 reais nos pagamentos com Master Crédito entre os valores reais e apurados. Foram feitos dois ajustes para corrigir o ocorrido, foi somado 10 reais aos pagamentos com Master Débito e adicionada a forma de pagamento Elo Débito, que não estava registrada anteriormente, com 8 reais.
O problema provavelmente ocorreu devido ao registro incorreto na hora do lançamento da venda e a não localização dos comprovantes para a conferência durante o fechamento de caixa.
9. Agora, o caixa conciliado poderá ser localizado na aba Concluídas, que traz todas as conciliações confirmadas com suas respectivas datas, operador e total.
Como editar um caixa que já teve a conciliação de caixa confirmada? Clique aqui.
Ajude-nos a evoluir deixando seu feedback nos comentários e compartilhando sugestões para novos artigos!
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.