Receitas são valores recebidos pela loja durante suas operações. Gerenciar as receitas de forma eficiente é importante para a saúde financeira da loja. As receitas operacionais são geradas automaticamente pelas vendas da loja, como recebimentos em dinheiro e cartões, NF-e de Venda, entre outros. Já as receitas de operações não operacionais ou financeiras podem ser cadastradas manualmente. Para isso, siga os passos deste artigo.
Saiba mais sobre a NF-e de Venda clicando aqui.
Como cadastrar uma forma de pagamento? Clique aqui.
Como cadastrar uma despesa? Clique aqui.
Como cadastrar uma receita?
1. No Backoffice, acesse Gestão > Financeiro > Receitas > Contas a Receber:
2. Em Contas a Receber, clique no botão incluir :
3. Na aba Cadastro, preencha as informações abaixo:
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- Controle: Número único gerado automaticamente para o registro da receita no sistema SW.
- Conta: Selecione a conta bancária à qual será atribuída a receita. Como cadastrar uma conta bancária? Clique aqui.
- Situação: Indique se o pagamento já foi realizado (Recebido) ou se ainda está pendente (À receber).
- Emissão: Selecione a data de emissão da receita.
- Vencimento: Informe a data de vencimento da receita.
- Valor: Preencha com o valor da receita.
- Forma de Pagamento: Selecione a forma de pagamento correspondente ao pagamento dessa receita para a loja. Como cadastrar uma forma de pagamento? Clique aqui.
- Taxa (%): Se houver uma taxa para o recebimento da receita informe aqui.
- Cliente: Indique quem fez o pagamento da receita.
- Documento: Informe o tipo de documento relacionado à receita.
- Plano de Contas 2: Selecione o plano de contas vinculado à receita para facilitar a organização de relatórios. Saiba mais sobre os planos de contas clicando aqui.
- Descrição: Escreva uma breve descrição da receita.
- Histórico: Se necessário, adicione detalhes adicionais ao histórico da receita.
4. Acesse a aba Parcelamento para o cadastro de um recebimento recorrente, preenchendo as informações abaixo:
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- Periodicidade: Selecione a periodicidade da receita, ou seja, com que frequência o pagamento é recebido.
- Parcelas: Informe a quantidade de vezes que aquele pagamento será recebido.
- Data emissão igual a data vencimento: Marque esta opção se a data de emissão será a mesma da data de vencimento. Dica: É importante marcar esta opção se a receita for recorrente, como o aluguel de um imóvel da loja para terceiros. Assim, no Calendário de receitas, as receitas serão exibidas conforme a periodicidade selecionada, e a data de vencimento será automaticamente reajustada de acordo.
5. Clique no ícone para salvar as informações:
6. Após salvar o cadastro da receita, a aba Parcelamento some e os detalhes sobre as parcelas são exibidos no campo Histórico:
7. No caminho Gestão > Financeiro > Receitas > Calendário de Receitas, terá acesso as receitas geradas:
Por exemplo, se a loja cadastrou um empréstimo como uma receita bimestral, dividida em 2 parcelas, o sistema gerará 2 registros. Cada parcela será de 5.000 reais, com vencimento o dia 15 a cada bimestre.
Saiba mais sobre o calendário de receitas clicando aqui.
Como compensar uma receita no Backoffice? Clique aqui.
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