As informações do cadastro de um produto determinam as particularidades de cada item no sistema SW. Isso inclui como o produto é exibido, seu preço de venda, como será controlado o estoque, se possui adicionais ou ingredientes, e até mesmo a tributação. Neste artigo, explicaremos sobre as configurações disponíveis em cada aba do cadastro de produto.
Quais são os tipos de produtos? Clique aqui.
Quais são as configurações disponíveis nas abas do cadastro de produto?
Acessando o caminho Gestão > Cardápio > Produtos, no Backoffice, teremos as seguintes abas:
Abaixo, detalharemos os campos disponíveis em cada uma dessas abas.
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- Código: Exibe o código de identificação exclusivo do produto no sistema SW, usado para as vendas. Dica: Lembre-se de que, uma vez definido, esse código não pode ser alterado, pois ele serve como a chave principal de identificação do produto no sistema.
- Nome: Nome de identificação do produto no sistema SW. Será exibido nos canais de venda, impressos e relatórios. Dica: O nome do produto deve ter no máximo 50 caracteres e não pode incluir caracteres especiais.
- Subgrupo: Subgrupo que o produto faz parte. Dica: É importante lembrar que o produto será exibido no PDV dentro do subgrupo selecionado. Como cadastrar um subgrupo? Clique aqui.
- Unidade Venda: É a unidade de medida que será usada para a baixa de estoque dos produtos. Como cadastrar uma unidade de medida? Clique aqui.
- Unidade de exibição: É a unidade de exibição para os produtos pesáveis no Totem. Você pode escolher entre Quilo ou Gramas, dependendo do produto a ser vendido. Dica: É necessário marcar a opção Pesável na aba Pdv para habilitar essa opção.
- Tara: A tara é um peso fixo que será subtraído do peso bruto do produto para obter o peso líquido, ou seja, é o peso do prato ou da embalagem. Dica: Essa configuração é usada exclusivamente no Totem para produtos marcados como Pesáveis na aba Pdv. Como cadastrar o peso da tara que será exibido no Totem? Clique aqui.
- Unidade Compra: É a unidade de medida que será exibida na entrada dos produtos no estoque da loja. Dica: Essa unidade também é exibida na saída de produtos ao emitir uma NF-e de Devolução. Como cadastrar uma unidade de medida? Clique aqui.
- Composto: Ao marca essa opção, habilita a aba Ingredientes para configurar a ficha técnica do produto. A baixa de estoque ocorrerá somente nos ingredientes no momento da venda. Exemplo: O Misto Quente é um produto Composto e a sua ficha técnica inclui todos os ingredientes que o compõem com as devidas quantidades, como Tomate, Queijo, Pão Branco e Presunto. Ao registrar a venda do Misto Quente a baixa de estoque é realizada diretamente nesses ingredientes. Saiba mais sobre o produto composto clicando aqui.
- Processado: Para ativar a opção Processado, o produto deve estar configurado como Composto. Para vender um produto composto e processado, você deve primeiro realizar o processo de produção. Durante esse processo, haverá a baixa nos estoques dos ingredientes, e o estoque do produto principal será atualizado. A baixa de estoque do produto principal ocorrerá somente no momento da venda ou na saída de produtos. Exemplo: No caso de uma Coxinha, a ficha técnica inclui os ingredientes que fazem parte da produção, como Farinha, Ovo, Frango e outros. A baixa de estoque nos ingredientes ocorrerá durante a produção, atualizando o estoque da Coxinha. A baixa de estoque da Coxinha será feita no momento da venda ou saída. Como lançar uma saída de produto? Clique aqui. Saiba mais sobre o produto composto processado clicando aqui. Como fazer a produção de um produto? Clique aqui.
- Insumos Agregados: Para ativar a opção Insumos Agregados, o produto deve estar configurado como Composto. Um produto composto com insumos agregados é aquele em que a baixa de estoque ocorre no momento da venda, juntamente com a baixa de estoque dos ingredientes. Exemplo: No caso de um refrigerante do tipo Refil, a baixa de estoque ocorrerá tanto no próprio refrigerante quanto nos ingredientes agregados, como canudo e copo. Saiba mais sobre o produto composto com insumos agregados clicando aqui.
- Preço Compra (Unitário): Exibe o valor unitário do produto de acordo com as notas de entrada feitas pela loja. No caso de produtos compostos, o Preço Compra é calculado após a entrada de nota dos ingredientes. Esse cálculo leva em consideração as quantidades usadas de cada ingrediente, determinando o custo total do composto, que, por sua vez, influencia no cálculo do CMV. Saiba mais sobre a entrada de nota clicando aqui.
- Fator: É a quantidade de produtos contidos em cada unidade de compra do produto. Por exemplo, a quantidade de latas em um fardo de refrigerante. Dica: O fator é um campo configurável, pois a embalagem do produto na compra pode variar ao longo do tempo.
- Preço Compra (Unitário x Fator): Traz o cálculo do Preço Compra (Unitário) multiplicado pelo Fator do produto. Por exemplo, o valor que a loja paga em um fardo de refrigerante.
- Preço Venda: Preço de venda do produto no PDV e Comandas. Como ajustar o preço de venda? Clique aqui.
- Vendível: É obrigatório marcar esta opção para que o produto possa ser vendido no PDV e Comandas. O que fazer quando um produto não é exibido no PDV e nas Comandas? Clique aqui.
- Alíquota: É a alíquota do ICMS que será aplicada sobre o Preço Venda do produto. Como cadastrar uma alíquota? Clique aqui.
- Modo de consumo: Esta configuração é necessária para a venda de produtos por meio de operações de autoatendimento, permitindo a distinção entre a opção Comer aqui (consumo no local) e Levar (consumo fora da loja). Dica: Importante ressaltar que essa escolha influencia a maneira como o produto é exibido no Totem e no QR Code da Mesa, de acordo com as configurações definidas pela loja.
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- Texto Touch (1ª Linha): Personaliza o nome de exibição do produto, exibido na primeira linha do botão de venda. Dica: Se não for preenchido, o Nome do produto definido na aba Cadastro será exibido.
- Texto Touch (2ª Linha): Personaliza o nome de exibição do produto, exibido na segunda linha do botão de venda. Dica: Se não for preenchido, o Nome do produto definido na aba Cadastro será exibido.
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Aqui está um exemplo de como o botão do produto será exibido no PDV, se a primeira linha for definida como Misto e a segunda como Quente:
- Nome Impresso: Personaliza o nome do produto nos impressos de produção, geralmente utilizado para abreviações. Dica: Se não for preenchido, o Nome do produto definido na aba Cadastro será impresso.
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- Ordem Touch: Define a ordem de exibição do produto dentro do seu subgrupo. Utilize o Ajuste em Lote para configurar a ordem de exibição. Como definir a ordem de exibição pelo ajuste em lote? Clique aqui. Dica: Caso mais de um produto tenha a mesma ordem, apenas o produto com o menor código será exibido.
- Mínimo de Adicionais: Quando o produto possui adicionais vinculados, define a quantidade mínima de adicionais que devem ser selecionados no produto.
- Máx. Adicionais: Se o produto possui opções adicionais vinculadas, define o número máximo de adicionais que podem ser selecionados no produto.
- Quantidade Máxima: Limita a quantidade do produto a ser vendido em um lançamento.
- Máx. como Adicional: Limita a quantidade que esse produto que pode ser selecionado como adicional dentro de um outro produto.
- Validade (Dias): Esta opção permite definir o período de validade do produto no arquivo .txt da balança de etiqueta, sendo útil para produtos perecíveis que fazem uso de etiquetas.
- Imagem: Imagem do produto que será exibida no PDV. Dica: Certifique-se de que a imagem não exceda o tamanho máximo de 2 MB, pois tamanhos maiores podem afetar a exibição no PDV.
- Exibir Cardápio: É necessário marcar esta opção para que o produto seja visível no PDV e Comandas quando o subgrupo é selecionado. Dica: Mesmo que o produto não esteja visível, ainda poderá ser lançado através do leitor de código de barras ou localizado na barra de pesquisa. O que fazer quando um produto não é exibido no PDV e nas Comandas? Clique aqui.
- Balança: É obrigatório marcar para produtos que devem constar no arquivo .txt que será gerado para balanças de etiquetas. Como gerar o arquivo para a balança de etiqueta? clicando aqui.
- Pesável: Com esta opção habilitada, o produto se torna pesável.
- Cobrar Serviço: Marque para que seja cobrado a taxa de serviço desse produto na tela de Mesa do PDV e no cardápio QR Code Mesa.
- Complemento: Ao marcar esta opção, o produto será vendido como um complemento. Isso significa que, quando for lançado, ele aguardará o lançamento de outro produto e combinará seu código com o código desse outro produto para exibir um terceiro produto, simplificando visualmente o cardápio. Exemplo: Se o produto 1000 - Pizza Grande estiver marcado como complemento e for lançado junto com um sabor, como 1 - Frango, os códigos 1000 + 1 serão somados, resultando no produto 1001 - Pizza Grande Frango, que é uma combinação específica de tamanho e sabor. Dica: Lembre-se de que todos esses produtos precisam estar cadastrados e seus códigos devem ser bem planejados para que os complementos funcionem corretamente.
- Agrupar adicionais: Com essa opção ativa os adicionais são agrupados por subgrupo dentro do produto. Dica: Para que essa configuração funcione, é necessário desabilitar o modo digitável no PDV e ter, pelo menos, um adicional de subgrupo diferente.
- Fracionável: Ao marcar habilita a venda fracionada do produto. Por exemplo, ao marcar permite realizar a venda de produtos fracionados tipo pizzas.
- Imprimir Ficha: Quando ativada, ao finalizar uma venda, imprime na impressora do tipo caixa configurada no PDV. É uma funcionalidade útil para eventos onde os clientes utilizam fichas.
- Combinado: Ao marcar habilita a aba Etapas onde é possível vincular etapas ao produto. Como vincular as etapas a um produto? Clique aqui.
- Agrupar Combinado na Impressão: Ao marcar essa configuração, no impresso de produção, os itens selecionados nas etapas serão impressos juntos no mesmo local de impressão do produto principal.
- Considerar Combinado no Combo: Ao marcar esta opção, mesmo que os produtos estejam dentro de etapas, eles podem ser combinados para formar combos.
- Exibir Adicionais Automaticamente: Marcando esta opção os adicionais vinculados ao produto serão exibidos automaticamente.
- Exibir Observações Automaticamente: Quando essa opção está ativa, as observações vinculadas ao produto ou ao subgrupo do produto serão exibidas automaticamente quando o produto for selecionado. Como adicionar observações a um subgrupo? Clique aqui.
- Status na Impressão por Produto: Define a preferência de impressão do produto, esta opção é válida quando a configuração Confirmar Impressos de Produção estiver definida como Produto no PDV. Dica: Quando um produto possuir produtos adicionais, a impressão ou não desses adicionais respeitará a configuração definida no cadastro de cada adicional.
Saiba mais sobre as informações fiscais dos produtos clicando aqui.
Como cadastrar um fornecedor e vincular um produto ao fornecedor? Clique aqui.
Como vincular um produto a um fornecedor no cadastro de produto? Clique aqui.
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- Estoque mínimo: É a quantidade mínima do produto em estoque na loja Dica: A quantidade informada é exibida no relatório 48 - Sugestão de Compras.
- Estoque Ideal: É a quantidade ideal do produto em estoque na loja. Dica: A quantidade informada é exibida no relatório 48 - Sugestão de Compras.
- Carregar: Exibe as movimentações de estoque do produto na loja nos últimos 4 dias. Dica: Caso o produto esteja marcado como Composto ou como Composto e Insumos Agregados não é exibido.
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