A conciliação bancária é o processo de comparar o pagamento previsto com o pagamento efetuado pela adquirente e o extrato bancário. Através da tela de Conciliação Bancária da Conciliadora, essa comparação é feita de forma automática, utilizando os extratos bancários para identificar se os pagamentos previstos foram depositados na conta.
Neste artigo, ensinaremos como acessar a tela de Conciliação Bancária no Portal da Conciliadora, explicaremos sobre as informações exibidas e quais são os filtros disponíveis.
Como fazer a conciliação bancária na Conciliadora?
1. Acesse o Portal da Conciliadora, preencha os campos com o e-mail cadastrado e a senha, clique em Entrar:
Dica: O acesso à plataforma é liberado após a finalização da implantação, seguindo as informações fornecidas no formulário de cadastro durante o processo de implantação da Conciliadora.
Saiba mais sobre o formulário de cadastro da Conciliadora clicando aqui.
2. No menu esquerdo, clique no ícone Banco e, em seguida, em Conciliação Bancária:
3. Selecione a loja, filtre o período e clique em Aplicar:
4. Caso a loja não tenha solicitado o envio automático dos extratos bancários pelo banco (CNAB 240), é necessário realizar o download dos arquivos nos bancos e, em seguida, fazer o upload manual dos extratos. Para fazer o Upload, siga os passos abaixo:
-
- Clique em Upload;
- Depois em Selecione um arquivo de extrato bancário;
- Escolha o arquivo do extrato bancário desejado;
- Clique em Enviar Extrato Bancário;
- Aguarde enquanto o sistema realiza a leitura do arquivo e gera o resultado da conciliação.
Dica: É importante destacar que os extratos bancários possuem diferentes formatos. Para garantir a leitura correta, é recomendado conferir a lista de bancos e formatos suportados pelo Portal da Conciliadora clicando aqui.
5. Existem duas opções de visualização na conciliação bancária. Para selecionar a forma desejada, basta clicar em Banco ou Adquirente:
-
- Banco: Essa opção exibe todos os bancos e suas respectivas contas bancárias que possuem vínculo de recebimento em cartões das adquirentes.
- Adquirente: Essa opção exibe todas as adquirentes com vínculo e suas respectivas contas bancárias que efetuam os pagamentos.
6. Após selecionar a forma de visualização desejada, serão exibidas as informações para a conciliação bancária com os seguintes Status:
-
- Conciliado: Indica que o valor depositado é igual ao valor previsto informado pela adquirente.
- Sem Domicílio Bancário: Refere-se aos extratos bancários que não foram enviados, ou seja, não foi feito o upload dos arquivos de extrato ou os arquivos CNAB 240 não foram enviados pelos bancos.
- Extrato não enviado: São os extratos não enviados, ou seja, os extratos das contas que não foram realizados os upload ou não tiveram o arquivo CNAB 240 enviados pelos bancos.
- Divergente: Indica que o valor depositado é maior ou menor do que o valor previsto.
- Sem registro: São os dias em que não há expediente bancário, como finais de semana e feriados municipais e nacionais.
6.1. Para visualizar mais informações, como conta, valor previsto, saldo e status, clique na seta para baixo no banco/adquirente desejado. Isso irá expandir as informações relacionadas àquele banco/adquirente:
7. Abaixo estão as explicações sobre as colunas apresentadas no relatório:
-
- Banco: Exibe o banco em que será efetuado o pagamento.
- Código: Traz o código de identificação do banco.
- Conta: É conta em que será efetuado o pagamento.
- Data: Data do pagamento confirmado.
- Data Conciliação: É o dia e hora que o sistema fez a checagem das informações.
- Créditos: É o valor do pagamento confirmado.
- Débitos: É o valor do desconto confirmado.
- Previsto: É o valor dos Créditos menos os Débitos, sendo o valor total a receber.
- Depósito: É o valor total de nomenclaturas de pagamentos das adquirentes identificados no extrato bancário através da leitura realizada pelo sistema.
- Saldo Conciliação: É o valor do Previsto menos o Depósito, sendo o valor total de pagamento conciliado.
- Status: É o resultado da conciliação dos recebíveis, as explicações sobre cada status foi descrita no passo 6.
8. Ao clicar em qualquer linha do relatório, será exibida a janela Detalhamento da Conciliação Bancária, onde é possível obter mais informações sobre o banco, conta, data e valor previsto. Também será mostrado o status de conciliação:
Dica: Essas informações são divididas em valor total de depósitos encontrados, valor total de depósitos conciliados com os pagamentos previstos e o saldo.
8.1. Do lado esquerdo, são exibidas as informações do extrato bancário, identificando as nomenclaturas de pagamentos correspondentes aos recebimentos em cartões por Conciliado, Descrição Bancária, Valor e Adquirente:
-
- Conciliado: Quando estiver verde, indica que o depósito foi relacionado a um grupo de vendas, podendo ser visualizado quais vendas correspondem a esse valor. Quando estiver amarelo, indica que houve o pagamento, porém não foi identificado o grupo de vendas corresponde.
- Descrição Bancária: São as nomenclaturas de entrada e saída registradas no extrato bancário.
- Valor: Corresponde ao valor associado à descrição bancária identificada no extrato bancário.
- Adquirente: A adquirente responsável pelo pagamento confirmado.
8.2. Do lado direito, é exibido o detalhamento das transações de pagamentos confirmados para esse dia e para essa conta:
9. Caso queira gerar um relatório com base nas informações exibidas na tela, clique no ícone . O arquivo no formado XLSX será baixado e salvo automaticamente no computador.
Quais são os bancos e formatos do extrato bancário suportados?
1. Os extratos bancários possuem diferentes formatos. Para garantir a leitura correta, aqui está a lista de bancos suportados no Portal da Conciliadora, juntamente com seus códigos e formatos de extrato bancário correspondentes:
Código | Descrição | Formato |
1 | BANCO DO BRASIL S.A. | BBT |
3 | BANCO DA AMAZÔNIA S.A. | XML |
4 | BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A. | CSV / OFX |
21 | BANESTES S.A. BANCO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO | XLS |
25 | BANCO ALFA S.A. | Consultar |
33 | BANCO SANTANDER (BRASIL) S. A. | OFX/ XLS |
41 | BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A. | OFX |
47 | BANCO DO ESTADO DE SERGIPE S.A. | OFX |
70 | BANCO DE BRASÍLIA S.A. | OFX |
77 | BANCO INTERMEDIUM S.A. | OFX |
82 | BANCO TOPAZIO S.A. | HTML / XLS |
84 | UNIPRIME NORTE DO PARANÁ - COOP. DE ECON E CRÉDITO MÚTUO DOS MEDICOS,... | OFX |
85 | COOPERATIVA CENTRAL DE CRÉDITO URBANO - CECRED | OFX |
94 | BANCO PETRA S.A. | Consultar |
97 | COOPERATIVA CENTRAL DE CRÉDITO NOROESTE BRASILEIRO LTDA - CENTRALCREDI | OFX |
104 | CAIXA ECONÔMICA FEDERAL | OFX |
133 | CRESOL CONFEDERACAO | Consultar |
136 | CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS COOPERATIVAS CENTRAIS UNICRED’S – UNICRED DO BRASIL | OFX |
197 | STONE PAGAMENTOS S.A. | CSV |
212 | BANCO ORIGINAL S.A. | Consultar |
213 | BANCO ARBI S.A. | Consultar |
218 | BANCO BONSUCESSO S.A. | XLS |
237 | BANCO BRADESCO S.A. | HTML / OFX |
246 | BANCO ABC BRASIL S.A. | XLS / HTML / OFX |
341 | ITAÚ UNIBANCO S.A. | OFX |
389 | BANCO MERCANTIL DO BRASIL S.A. | Consultar |
399 | HSBC BANK BRASIL S. A. - BANCO MULTIPLO | OFX |
422 | BANCO SAFRA S.A. | XLS / HTML / OFX |
634 | BANCO TRIÂNGULO S.A. | XLS / HTML / OFX |
637 | BANCO SOFISA S. A. | OFX / CNAB |
707 | BANCO DAYCOVAL S.A. | OFX |
745 | BANCO CITIBANK S.A. | XML |
748 | BANCO COOPERATIVO SICREDI S. A. | XLS /HTML / OFX |
756 | BANCO COOPERATIVO DO BRASIL S/A - BANCOOB | Consultar |
Dica: Caso identifique um banco que não está na lista, entre em contato com o atendimento responsável pela loja e informe o nome do banco, anexando os formatos de extrato disponíveis para a avaliação.
Ajude-nos a evoluir deixando seu feedback nos comentários e compartilhando sugestões para novos artigos!
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.