A NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica) é um documento digital, emitido e armazenado de forma eletrônica. Seu principal objetivo é registrar e armazenar as operações de vendas e compras para fins fiscais. Sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital da loja e pela autorização de uso concedida pela SEFAZ (Secretaria da Fazenda).
Quais são os requisitos para a emissão de NFC-e?
1. O Certificado Digital A1 no formato PFX e a Senha para a instalação do certificado na máquina. É através dele que a loja assina digitalmente a NFC-e. Deve ser adquirido através de Autoridades Certificadoras.
2. O CSC de Produção e seu ID Token é obrigatório para a emissão da NFC-e. O CSC (Código de Segurança do Contribuinte) é um código exclusivo da loja e deve ser adquirido através do site da SEFAZ estadual e encaminhado para o SW.
3. Para a impressão dos cupons é necessário uma impressora não fiscal compatível com o sistema SW.
Saiba quais são os sistemas e equipamentos compatíveis clicando aqui.
Como funciona a contingência NFC-e?
1. Caso não seja possível transmitir a NFC-e devido à problemas técnicos de comunicação entre a loja e a SEFAZ, é possível utilizar o modo contingência NFC-e (cláusula décima primeira do Ajuste SINIEF 19/16). Nesse modo a nota será gerada, mas não será transmitida à SEFAZ. O processo de transmissão da nota será realizado posteriormente quando os problemas técnicos forem resolvidos.
Como funciona o modo contingência NFC-e clicando aqui.
Armazenamento dos arquivos fiscais NFC-e a partir da versão 41.0
1. A partir da versão 41.0, é possível acessar os arquivos fiscais XML de qualquer dispositivo com acesso à internet pelo Backoffice, sem a necessidade de acessar o caixa. Além disso, é possível agendar o envio desses arquivos para quem desejar, como o proprietário da loja e o contador.
Como extrair os arquivos fiscais pelo Backoffice? Clique aqui.
Como agendar o envio dos arquivos fiscais? Clique aqui.
Armazenamento dos arquivos fiscais NFC-e em versões anteriores à 41.0
1. Para clientes com versões anteriores à 41.0, os arquivos fiscais NFC-e são armazenados localmente nos computadores da loja em formato XML.
Como extrair o arquivo XML pelo GAF? Clique aqui.
Como extrair o arquivo XML pelo PDV? Clique aqui.
2. O caminho padrão de armazenamento é Disco Local (C:) > Swfast > ArquivosFiscais > NFC-e. Os arquivos são separados por Ano, Mês e Dia:
Dica: Caso a loja possua mais de um computador cada máquina armazenará os arquivos correspondentes as suas vendas.
Como gerar o SINTEGRA? Clique aqui.
Aprenda a gerar o SPED clicando aqui.
Saiba mais sobre os servidores NFC-e por estado clicando aqui.
Ajude-nos a evoluir deixando seu feedback nos comentários e compartilhando sugestões para novos artigos!
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.