Para utilizar um Totem de Autoatendimento, é necessário cadastrá-lo no Backoffice. Neste artigo, explicaremos como realizar esse cadastro, desde a escolha do nome do totem, seu modo de consumo e o modo de exibição dos produtos, configuráveis na aba Cadastro, até as configurações das abas Periféricos e Horários.
Como cadastrar um Totem?
1. No Backoffice, acesse o caminho Delivery e Autoatendimento > Totem > Configurações do Totem:
2. Clique em e, depois, em para cadastrar um novo totem:
3. Em seguida, preencha as informações das abas abaixo:
Dica: Dê um nome simples e intuitivo que facilite a identificação de cada totem. A correta identificação dos totens é essencial em lojas com múltiplos dispositivos.
3. Escolha o Modo de consumo do pedido do totem:
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- Habilitar opções Comer aqui/Levar: Selecione esta opção para permitir que o cliente escolha entre Comer aqui ou Levar diretamente no totem:
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- Apenas Comer aqui: Ao escolher essa opção, o totem será automaticamente configurado para o modo Comer aqui, exibindo somente os produtos com a opção Comer aqui habilitada em seu cadastro. O modo de consumo escolhido será exibido apenas na tela Revise seu pedido:
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- Apenas Levar: Escolha esta opção para configurar o totem automaticamente no modo Levar, exibindo somente os produtos com a opção Levar habilitada. O modo de consumo será exibido somente na tela Revise seu pedido:
Dica: Você pode definir o modo de consumo de cada produto na aba Cadastro do Cadastro de Produto. Saiba mais sobre as abas do cadastro de produto clicando aqui.
4. Em Modo de Exibição, selecione como será o Layout do menu de produtos:
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- Horizontal (padrão)
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- Vertical
4.1. Ainda em Modo de Exibição, selecione a Quantidade de produtos por linha:
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- 3 produtos por linha
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- 2 produtos por linha
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- 1 produto por linha
5. Em Formas de Pagamento Aceitas, escolha, dentre as opções disponíveis, as formas de pagamento que serão aceitas no totem:
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- Dinheiro (finalizar no caixa);
- SWPay Pix;
- Débito;
- Crédito;
- Voucher.
Dica: Ao escolher a opção Dinheiro, o cliente será automaticamente direcionado para finalizar o pagamento no caixa.
Quer saber como habilitar o SWPay? Clique aqui.
5.1. Em seguida, informe qual será o meio de pagamento cadastrados para os cartões. Essa funcionalidade permite escolher uma forma de pagamento previamente cadastrada, destinada exclusivamente para transações com cartões no totem.
Dica: Será exibida apenas as formas de pagamento com a flag TEF habilitada dentro do cadastro de formas de pagamento.
Como configurar as formas de pagamento e os retornos do TEF? Clique aqui.
Como cadastrar uma forma de pagamento? Clique aqui.
6. Em Copiar configurações, você pode escolher quais configurações deseja copiar para os demais totens, mantendo tudo padronizado. Veja o que pode ser definido:
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- Modo de consumo: Copia o Modo de consumo do pedido, aplicando a mesma configuração aos demais totens.
- Modo de exibição: Copia o Modo de exibição para os demais totens.
- Formas de pagamento: Copia as escolhas feitas em Quais as formas de pagamento para os demais totens.
7. Com a opção Habilitar imprimir ficha por produto ativada, o Totem imprimirá uma ficha com os produtos vendidos ao finalizar uma venda. Isso acontecerá apenas para os produtos que têm a opção Imprimir ficha ativada no Backoffice. Além disso, você pode personalizar a mensagem que aparecerá na ficha na opção Mensagem que será impressa na ficha:
Cadastro de Produto: Quais são as configurações disponíveis em cada aba? Clique aqui.
8. No Totem com cartão individual, defina se ele será utilizado para pagamentos com cartões individuais:
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- Habilitar cartão individual: Ao marcar esta opção o totem inicia direto na tela de leitura do cartão, sem mostrar o cardápio, e é usado exclusivamente para pagamentos de cartões individuais.
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- Habilitar digitação manual do número do cartão: Ao marcar, será habilita uma tela para a inserção manual do número do cartão.
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- Ao marcar PayGo, os campos exibidos são:
- Terminal (PDC): Ponto de captura utilizado no TEF.
- CNPJ: CNPJ da loja.
- Porta PinPad: Porta COM selecionada para a conexão do Pin Pad. Se estiver configurada como Automático, o totem buscará essa porta automaticamente.
- Senha Lojista: Senha de acesso padrão do lojista.
- Ao marcar SiTef, os campos exibidos são:
- Terminal: Nome de identificação do totem, uso interno.
- CNPJ: CNPJ da loja.
- Porta PinPad: Porta COM selecionada para a conexão do Pin Pad. Se estiver configurada como Automático, o totem buscará essa porta automaticamente.
- Senha TLS: Numeração OTP disponível no cadastro da loja na Central de Parceiros Gsurf.
- Terminal UUID: Identificação do terminal na Central de Parceiros Gsurf.
- Ao marcar PayGo, os campos exibidos são:
3. Caso a loja utilize balança, é necessário preencher as informações em Balança de acordo com o modelo abaixo:
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- Status: Marcar como Ativo para habilitar a balança.
- Modelo: Selecionar a opção Toledo PRIX III (ACBR).
- Porta: Seleciona a porta COM em que a balança está conectada no totem.
- Bits por segundo: Escolher 9600.
- Bits Dados: Marcar 8.
- Paridade: Selecionar Nenhum (N).
- Bits parada: Marcar 1.
- Handshake: Selecionar Nenhum.
- Delay comunicação: Escolher 2,0 segundos.
Saiba mais sobre o menu oculto do Totem clicando aqui.
Como cadastrar o peso da tara que será exibido no Totem? Clique aqui.
4. Em Impressão, selecione a impressora que será utilizada pelo totem:
Como cadastrar um banner no totem? Clique aqui.
2. Para adicionar horários de funcionamento, siga os passos abaixo:
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- Selecione os dias da semana desejados;
- Escolha o horário de Início e Fim;
- Se desejar, marque a opção Aplicar horário para todos os totens;
- Clique em para adicionar.
Dica: Ao marcar a opção Aplicar horário configurado para todos os totens, o horário será configurado para todos os totens. Essa opção é útil quando se deseja padronizar os horários de funcionamento em diferentes locais.
2.1. Se precisar excluir algum horário de funcionamento, basta clicar no ícone em frente ao horário desejado:
4. Após preencher as informações, clique em para salvar as alterações e finalizar o cadastro do totem:
Como ajustar as configurações gerais do totem no Backoffice? Clique aqui.
Saiba mais sobre o estilo do totem clicando aqui.
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