Um monitor de pedidos, também conhecido como KDS (Kitchen Display System), é utilizado em restaurantes para exibir e gerenciar os pedidos dos clientes. Ao invés de usar pedidos impressos em papel, os pedidos são enviados automaticamente para o monitor, onde podem ser visualizados pelos funcionários responsáveis pela preparação e entrega dos alimentos. Neste artigo, explicaremos como fazer o cadastro de um monitor/KDS no Backoffice.
Antes de cadastrar um monitor de pedidos é necessário cadastrar um PDV com o tipo Caixa.
Como cadastrar um PDV? Clique aqui.
Como cadastrar um monitor (KDS)?
1. No Backoffice, acesse Gestão > Configurações da Loja > Periféricos > Monitores (KDS):
2. Em Monitores (KDS), clique no ícone :
3. Em seguida, preencha os campos abaixo:
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- Código: Este é o código de identificação único do monitor no sistema SW, gerado automaticamente para cada registro.
- Nome: Dê um nome para monitor/KDS que está cadastrando.
- Usuário (Windows): Informe o nome de usuário do Windows da máquina da loja que será monitor/KDS (consulte mais detalhes no passo 3.1).
- Pdv: Informe o PDV que será vinculado ao cadastro do monitor/KDS. Dica: É necessário que o PDV seja do tipo Caixa. Aprenda a cadastrar um PDV clicando aqui.
- Linhas: Defina a quantidade de linhas a serem exibidas no KDS para mostrar os pedidos.
- Colunas: Especifique a quantidade de colunas a serem exibidas no KDS para mostrar os pedidos.
- IP: Insira o endereço de IP da máquina onde está o KDS (consulte mais detalhes no passo 3.2).
- Tempo de Alerta: Se quiser, configure um tempo para que o pedido mude de cor, servindo como lembrete para evitar atrasos nos pedidos.a
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Ordenação do Pedido: Configure a ordem de exibição dos pedidos.
- Balcão, Mesa, Cartão e Entrega (padrão): Organiza os pedidos por setor.
- Data e Hora: Organiza os pedidos por ordem de lançamento.
3.1. Para encontrar o nome de usuário, localize seu perfil no menu Iniciar do Windows ou pesquise por Informações da sua conta:
3.2. Para localizar o IP, na máquina Servidor, pesquise no Windows pelo aplicativo Prompt de Comando. No aplicativo, digite ipconfig e aperte a tecla Enter:
4. Em Opções de funcionalidade e exibição, selecione as opções que deseja ativar conforme descrito abaixo:
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- Habilitar registro do tempo de preparo: Marque esta opção se desejar que o sistema registre o tempo de preparo dos produtos. Dica: Será necessário iniciar o preparo no monitor (KDS).
- Exigir senha para restaurar pedidos: Marque para exigir que o operador informe a senha para restaurar um pedido. Dica: É necessário que o operador de caixa tenha o direito de acesso Restaurar Pedidos permitido no perfil de acesso vinculado.
- Exibir pedidos Não Pagos no Totem: Ao habilitar esta opção, os pedidos ainda não pagos feitos no Totem serão exibidos no Monitor para produção. Dica: Não será possível finalizá-los até que sejam pagos.
- Definir monitor como Boqueta (gerencial): Habilite esta opção para transformar o KDS em um KDS Boqueta, que centraliza a visualização dos pedidos em um único local.
- Permitir finalizar pedidos pendentes na Boqueta: Se a opção Boqueta estiver marcada, você pode habilitar a finalização de pedidos no KDS Boqueta selecionando esta opção. Dica: Se não marcar esta opção, não será possível finalizar pedidos em um KDS Boqueta.
- Alterar para pronto no Painel de Senha ao finalizar pedido na Boqueta: Se a opção Boqueta estiver marcada, você pode habilitar a automatização da alteração de status para Pronto no Painel de Senha ao finalizar um pedido na Boqueta.
5. Em Canais que enviarão os pedidos para o monitor, marque os canais cujos pedidos você deseja exibir no monitor (KDS) que está configurando:
6. Após finalizar o preenchimento dos campos, clique em para salvar:
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