A Gestão de Cardápio é uma ferramenta que ajuda a organizar e simplificar a administração do cardápio da loja nos canais de vendas. É por meio dos Menus e Itens do Menu que o cardápio toma forma e a experiência de navegação do cliente é definida. Os Menus funcionam como categorias de produtos, permitindo que você organize seus produtos de forma estratégica.
Antes de começar a configurar o seu cardápio, é necessário cadastrar os produtos e planejar a experiência de compra do cliente para determinar como o cardápio será estruturado. Você pode dividir os produtos em menus simples, como Pratos Principais e Bebidas, ou seguindo outra estratégia que melhor atenda a estratégia de venda da sua loja.
Suas principais vantagens são:
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Centralização dos cardápios;
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Agilidade nas atualizações;
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Integração com canais de externos;
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Flexibilidade na personalização de Menus e Itens do Menu;
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Facilidade no ajuste das Etapas e Itens da Etapas;
3. Para começar, crie os Menus que irão definir a estrutura do cardápio. Os menus ajudam a organizar os produtos de forma lógica, tornando mais simples para os clientes encontrar o que desejam. Basta pensar na melhor forma de destacar os produtos que você quer vender e considerar a estratégia de vendas da loja.
Por exemplo, se você possui um restaurante que venda lanches e pizzas, pode criar menus para agrupar produtos semelhantes, como todas as pizzas em um menu, lanches em outro e bebidas em um terceiro menu.
Dica: Você também pode personalizar os menus para exibi-los em diferentes canais e horários.
Como criar um menu no Gestão de Cardápio? Clique aqui.
3.1. Aqui está uma breve explicação dos ícones usados para alterações dos menus. É importante entender o que cada ícone faz para gerenciar o cardápio:
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- : Exibe/oculta o menu no Cardápio Delivery.
- : Exibe/oculta o menu no QR Code Mesa e Totem.
- : Exibe/oculta o menu no QR Code Balcão.
- : Clique para editar o menu.
- : Clique para excluir o menu.
3.2. Também é possível organizar a ordem de exibição dos menus de maneira fácil e intuitiva, basta movê-los dessa forma:
4. Após criar os menus e fazer os ajustes necessários, é hora de personalizar os produtos dentro deles. Para isso, basta clicar no Menu à esquerda e encontrar o produto desejado à direita em Itens do Menu:
Como adicionar um produto a um menu através do gestão de cardápio? Clique aqui.
Saiba como editar a aba Cadastro de um produto no gestão de cardápio clicando aqui.
Como editar a aba Adicionais de um produto no Gestão de Cardápio? Clique aqui.
Gestão de Cardápio: Como editar a aba Horários de um produto? Clique aqui.
4.1. Aqui está uma breve explicação dos ícones usados para alterações dos produtos nos menus. É importante entender o que cada ícone faz para gerenciar o cardápio:
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- : Exibe/oculta o produto no Cardápio Delivery.
- : Exibe/oculta o produto no QR Code Mesa e Totem.
- : Exibe/oculta o produto no QR Code Balcão.
- : Habilita/Desabilita o produto como esgotado em todos os canais e etapas.
- : Exibe/oculta o produto em todos os canais e etapas.
- : Clique para editar o produto.
- : Clique para excluir o produto.
3.2. Também é possível organizar a ordem de exibição dos produtos dentro dos menus de maneira fácil e intuitiva, basta movê-los dessa forma:
4.3. É importante destacar que com o Gestão de Cardápio a personalização das Etapas e até mesmo dos Itens da Etapa foi simplificada. Para saber mais acesse estes artigos:
Como cadastrar uma etapa? Clique aqui.
Como editar a aba Etapas de um produto no Gestão de Cardápio? Clique aqui.
Saiba como adicionar uma etapa no Gestão de Cardápio Clique aqui.
Como adicionar um produto a uma etapa através do Gestão de Cardápio? Clique aqui.
Dica: É importante lembrar que as configurações específicas para cada canal devem ser previamente realizadas para garantir a exibição e atualização dos produtos.
2. Os Canais Internos são os canais de vendas próprios da SW. Para exibir o cardápio, basta marcar os canais desejados:
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- Delivery: Exibe/oculta o cardápio no Delivery.
- ATM & Mesa QrCode: Exibe/oculta o cardápio no QR Code Mesa e Totem.
- Balcão: Exibe/oculta o cardápio no QR Code Balcão.
No exemplo, a loja exibirá o cardápio no SWNow, App White Label, e no QR Code Mesa e Totem.
3. Os Canais Externos são canais com cardápios integrados a SW. Para replicar o cardápio para um canal externo, basta marcar os canais desejados e seguir as instruções específicas para cada um:
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Rappi: Ao marcar o canal Rappi e clicar em Aplicar cardápio, o cardápio é enviado para revisão da equipe da Rappi. Aguarde até que o status mude para Cardápio aprovado. Se o status retornar como Cardápio reprovado, clique em Mais detalhes e revise o cardápio antes de aplicar novamente.
Dica: Antes de aplicar o cardápio, verifique se todos os campos relacionados à Rappi foram preenchidos nos produtos, etapas e itens da etapa no Gestão de Cardápio.
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2. Para disponibilizar aos seus clientes a URL de acesso ao SWNow da loja, basta copiar o link e compartilhá-lo:
Dica: O URL é o endereço que você digita para entrar em um site.
3. Em Preview, você pode visualizar o cardápio da loja no SWNow da perspectiva de um cliente acessando pelo celular. Sendo possível navegar pelos menus e produtos para verificar a exibição.
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