Simplifique o dia a dia, agilize tarefas e ganhe eficiência com a Manifestação de NF-e. Quando uma nota fiscal é emitida para a loja, é possível informar à Secretaria da Fazenda (SEFAZ) se confirma a emissão da nota, se a operação foi realizada, não realizada ou se desconhece aquela nota fiscal. Isso ajuda a ter mais controle sobre as operações fiscais, protegendo o negócio.
Além disso, ao manifestar a Confirmação da Operação, é possível gerar uma pré-entrada que cria automaticamente um novo registro na Entrada de Mercadoria com base no XML da NF-e. Isso facilita o controle de estoque da loja, tornando o processo mais ágil.
Saiba como gerar uma pré-entrada clicando aqui.
Para a Manifestação de NF-e, é necessário:
- Preencher as informações da aba Fiscal em Gestão > Configurações da Loja > Minha Loja. Como configurar a aba fiscal de Minha Loja? Clique aqui.
- Habilitar a opção Consultar notas para manifestação automaticamente da aba Fiscal em Gestão > Configurações da Loja > Minha Loja.
- Ter um certificado digital válido, na aba Certificado Digital em Gestão > Configurações da Loja > Minha Loja. Saiba atualizar um certificado digital clicando aqui.
Como realizar a manifestação de uma NF-e?
1. No Backoffice, acesse Gestão > Fiscal > NF-e > Manifestação:
2. Será exibida a listagem de manifestação de NF-e com as notas emitidas para o CNPJ da loja nos últimos 6 dias:
3. Utilize os filtros disponíveis para pesquisar as notas:
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- Situação da Manifestação: Filtra pela situação atual da manifestação. Por padrão, a NF-e vem com o status Pendente.
- Número NF-e: Pesquisa pelo número de uma NF-e específica, permitindo buscar por qualquer parte do número da nota.
- Chave: Pesquisa a NF-e pela chave, permitindo buscar por qualquer parte da chave.
- CNPJ Emitente: Busca pelo CNPJ de quem emitiu a NF-e.
- Data Emissão Inicial e Final: Trará as notas com a data de emissão dentro do período selecionado.
4. Para ver mais detalhes da nota, clique no ícone em frente à NF-e. Será exibida uma janela com mais informações:
5. Com a nota selecionada, escolha a manifestação de acordo com o que ocorreu na operação da NF-e:
Dica: Se ocorrer algum erro ou problema de comunicação com a SEFAZ durante qualquer uma das manifestações, a manifestação será rejeitada, o que permite realizar um novo envio.
6. Após realizar a manifestação, o sistema enviará automaticamente o status de manifestação da NF-e para a SEFAZ. Essa comunicação é realizada de forma eletrônica, garantindo o registro e validação da operação de acordo com as regras fiscais vigentes.
7. Caso confirme uma NF-e e ela permaneça com o status Indisponível você pode clicar no ícone para enviar novamente a NF-e para a fila de download:
Essa ação só é possível para as NF-e com documento fiscal disponível e status de Ciência da Emissão ou Confirmação da Operação.
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