O arquivo XML é a versão digital da nota fiscal gerada no momento da venda, seu armazenamento é feito no computador em que o sistema SW está instalado. As informações da nota fiscal ficam no banco de dados localizado no computador da loja, a extração é o processo de puxar as informações do banco de dados para a pasta ArquivosFiscais extraindo um arquivo XML por venda realizada. É de responsabilidade da loja o armazenamento, extração e envio dos arquivos XML para a SEFAZ. Neste artigo explicaremos como realizar a extração do arquivo XML pelo PDV.
Como extrair os arquivos fiscais pelo Backoffice? Clique aqui.
Como extrair os arquivos XML pelo GAF? Clique aqui.
Como extrair o XML pelo PDV?
1. No PDV acesse o Menu Funções:
2. Clique na seta para baixo para ir para a segunda tela do Menu Funções. Selecione a opção 37- Extrair XML:
3. Preencha com o período (data inicial e data final) que deseja extrair os arquivos:
4. Por padrão o sistema salva os arquivos dentro da pasta Disco Local (C:) > Swfast > ArquivosFiscais. Caso queira mudar o Diretório gravação clique no ícone :
Dica: Clicando no ícone será aberto a pasta selecionada como Diretório gravação.
4.1. A janela abaixo será aberta, localize e deixe selecionada a pasta que deseja tornar o novo Diretório gravação e clique em OK:
Exemplo: No exemplo acima trocamos o caminho do diretório gravação para Área de Trabalho > Arquivos XML > Junho.
5. Caso deseje compactar os arquivos marque a opção Zipar Pasta:
Dica: Com essa opção habilitada os arquivos extraídos serão compactados e reunidos em pastas. Cada pasta compactada poderá conter no máximo 15 dias, ou seja, caso escolha um período de 30 dias serão geradas duas pastas compactadas com 15 dias cada.
6. Clique em Seguir para extrair os arquivos:
Como localizar o XML extraído pelo PDV?
1. Caso tenha mantido o Diretório gravação acesse qualquer pasta disponível no computador. No menu lateral, clique em Este Computador e em seguida no Disco Local (C:):
2. Dentro do Disco Local (C:) clique na pasta Swfast e em seguida em Arquivos fiscais:
3. As pastas com os arquivos XML terão os nomes da data do período extraído:
Exemplo: Os arquivos acima não estão compactados, pois foram gerados sem marcar a opção Zipar Pastas.
3.1. Para que os arquivos possam ser enviados por e-mail é necessário que estejam compactados. Para compactar os arquivos clique com o botão direito do mouse na pasta desejada, selecione a opção Enviar para e depois Pasta compactada:
Dica: Caso possua o programa WinRAR instalado, selecione a opção acima Adicionar para "Nome da pasta.rar" para compactar os arquivos.
4. Os arquivos abaixo foram extraídos com a opção Zipar Pastas habilitada, por isso foram geradas 4 pastas compactadas, cada uma contendo no máximo 15 dias:
Dica: Caso possua o programa WinRAR instalado a extensão do arquivo estará como .rar ao invés de .zip, o tipo ficará como Arquivo do WinRAR e seu ícone mudará para .
Ajude-nos a evoluir deixando seu feedback nos comentários e compartilhando sugestões para novos artigos!
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.