A inutilização de notas fiscais eletrônicas (NF-e) é como uma denúncia espontânea à SEFAZ de que a loja não usará uma determinada numeração, seja por uma quebra na sequência numérica ou por determinada nova ter sido rejeitada durante a emissão.
Neste artigo, explicaremos como realizar esse procedimento, que proporciona mais agilidade e controle nas operações fiscais da loja.
Caso tenha emitido uma NF-e e deseja cancelar clique aqui.
Como inutilizar uma NF-e?
1. No Backoffice, acesse Gestão > Fiscal > NF-e > Inutilizar NF-e:
2. Na aba Inutilização, você pode inutilizar individualmente ou em lote:
2.1. Para inutilizar individualmente, selecione a opção Individual e siga os passos abaixo:
-
- Informe a série da NF-e;
- Insira a o número da NF-e que será utilizada;
- Preencha a justificativa para a inutilização.
2.2. Para inutilizar em lote, selecione a opção Em Lote e siga os passos abaixo:
-
- Informe a série da NF-e;
- Insira o número inicial, correspondente à primeira NF-e a ser inutilizada;
- Insira o número final, correspondente à última NF-e a ser inutilizada;
- Preencha a justificativa para a inutilização.
3. Uma mensagem será exibida, informando se a inutilização da numeração foi enviada com sucesso. Clique em Ok:
Dica: Caso receba a mensagem Erro ao inutilizar NF-e: Tempo limite da operação foi atingido, isso indica que a Sefaz está temporariamente indisponível, e será necessário tentar novamente mais tarde.
4. Em seguida, acesse a aba Histórico de Inutilização e localize a numeração que você solicitou para a inutilização. Para confirmar o sucesso da inutilização, confira se o campo Status está como 102 e o campo Motivo está como Inutilização de número homologado:
Dica: Caso o Status e o Motivo estejam como 241 - Rejeição: Um número da faixa já foi utilizado, significa que um número dentro da faixa informada já foi utilizado, impossibilitando a inutilização.
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