Manter os clientes engajados e frequentes em um estabelecimento é essencial para o sucesso do negócio. Uma maneira eficaz de alcançar esse objetivo é através do Cashback. Por meio dessa estratégia, os clientes são recompensados ao fazerem compras nas lojas, recebendo uma porcentagem do valor total de volta em forma de crédito para compras futuras. Isso incentiva os clientes a retornarem ao estabelecimento e atrai novos clientes pela oportunidade de economizar e aproveitar o benefício do cashback.
Neste artigo, explicaremos como cadastrar e ativar um plano de cashback. Desde a configuração inicial do plano até a geração do QR Code para o cadastro dos clientes.
Como cadastrar e ativar um plano de cashback?
1. No Backoffice, acesse o caminho Engajamento > Cashback:
2. Em Cashback, clique no ícone para incluir um novo plano:
3. Na aba Cadastro, preencha os campos abaixo:
3.1. Informe o Nome do plano de cashback:
Dica: Esse nome não será exibido para o cliente, é apenas para identificação interna.
3.2. Preencha com uma breve Descrição do plano:
Dica: A descrição também não será exibida para o cliente.
3.3. Em Qual canal será válido o cashback?, marque os canais em que o cashback poderá ser utilizado:
Dica: Ao marcar um canal, o cashback poderá ser utilizado tanto para gerar saldo como para efetuar pagamentos em compras. Lembrando que os canais mencionados acima referem-se às Plataformas SW onde os clientes de seu estabelecimento realizam os pedidos.
Como funciona o cashback no SWNow? Clique aqui.
Saiba como utilizar o cashback no PDV clicando aqui.
3.4. No campo Exigir apenas o CPF para habilitar o fidelidade?, escolha:
- Sim: Será exigido apenas o CPF.
- Não: Será obrigatório informar o número de telefone para habilitar o uso do cashback.
3.5. Em Enviar e-mail de lembretes ao cliente?, escolha se deseja enviar lembretes por e-mail aos clientes e selecione quais lembretes serão enviados:
Dica: Ao selecionar o lembrete Rebaixar de nível e/ou Valores expirando, será necessário informar quantos dias antes do rebaixamento ou da expiração dos valores o cliente deve ser notificado via e-mail. Quais são os lembretes de cashback enviados por e-mail para os clientes? Clique aqui.
4. Após preencher a aba Cadastro, vá para a aba Termos de uso. Os Termos de Uso são informações que estabelecem as regras e condições do programa de cashback. É crucial revisar com atenção e cuidado essas informações, pois possuem valor jurídico e estarão disponíveis para os clientes. Para preencher este campo, escolha uma das opções a seguir:
-
- Escolha Campo editável para digitar os termos de uso diretamente na caixa de texto:
-
- Escolha Arquivo PDF para fazer o upload do arquivo com os termos de uso e siga os passos abaixo:
-
-
- Clique em Anexar arquivo;
- Em seguida, clique em Upload;
- Selecione o arquivo PDF contendo os termos de uso;
- Clique em Abrir;
- Depois em Enviar;
-
- Dica: Caso não tenha um termo de uso personalizado, disponibilizamos um modelo padrão para download clicando aqui. Lembre-se de adaptar o documento de acordo com as regras e condições do seu programa de cashback e convertê-lo para o formato PDF antes de fazer o upload.
5. Se quiser, é possível personalizar o conteúdo da página Sobre o Cashback exibida no App White Label para que ele reflita a identidade da sua marca. Para isso, siga as instruções do seguinte artigo:
Como personalizar a página Sobre o cashback exibida no App White Label? Clique aqui.
6. Após preencher a aba Cadastro, adicionar os Termos de uso e personalizar a página Sobre o Cashback, clique em para salvar o plano:
7. Com o plano salvo, cadastre os níveis de cashback seguindo as instruções fornecidas no artigo:
Como cadastrar os níveis de um plano de cashback? Clique aqui.
Dica: É importante ressaltar que, ao cadastrar um plano de cashback, é obrigatório incluir pelo menos um nível. Certifique-se de seguir as orientações do artigo e realizar o procedimento necessário antes de avançar para o passo 7.
8. Se estiver cadastrando um plano de cashback para um grupo de lojas, é necessário informar as lojas em que o plano será válido. Para isso, acesse a aba Lojas e siga os passos abaixo:
- Clique em
para editar;
- Marque Disponibilizar plano para lojas específicas;
- Clique em Buscar Lojas;
- Selecione as lojas em que o plano será válido;
- Clique em Inserir Selecionadas e, em seguida, em OK para confirmar;
- Depois, clique em
para salvar.
Dica: Essa aba é exibida somente para a loja Central de um grupo. Se o plano de cashback for apenas para a loja em que está sendo cadastrado, não é necessário realizar esse procedimento.
9. Após concluir todos os procedimentos anteriores, é hora de ativar o plano de cashback! Siga os passos abaixo para realizar a ativação:
-
- Na aba Cadastro, clique em
para editar;
- Selecione a opção Ativo em Status;
- Em seguida, clique em
para salvar as alterações.
- Na aba Cadastro, clique em
10. Por último, gere o QR Code e disponibilize em locais estratégicos para que os clientes possam escaneá-lo, realizar o cadastro e acompanhar o cashback. Para isso, acesse a aba QR Code, clique em Gerar QR Code e faça o download em seu computador:
Dica: Se desejar, é possível alterar a mensagem padrão do QR Code.
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