As formas de pagamento são os meios oferecidos pela loja e escolhidos pelo consumidor para pagar pelos produtos. O cadastro e posteriormente lançamento correto das formas de pagamento auxilia na conciliação de caixa, possibilitando um melhor controle financeiro. Neste artigo explicaremos como realizar o cadastro das formas de pagamento.
Como cadastrar uma forma de pagamento?
1. No Backoffice, acesse Gestão > Financeiro > Cadastros Financeiros > Formas de Pagamento:
2. Em Formas de Pagamentos, clique no ícone para incluir uma nova forma:
3. Na aba Cadastro, preencha os campos abaixo sobre a forma de pagamento:
3.1. No campo Código, informe um número de identificação único para cada forma de pagamento, não é possível repetir o número. Esse código também poderá ser utilizado para identificar a forma de pagamento durante as operações no PDV.
Dica: Por padrão, o código 1 é utilizado para o pagamento em dinheiro e os códigos do 1000 ao 1004 são utilizados para pagamentos iFood.
3.2. O campo Nome também é único por forma de pagamento. É importante deixar o nome intuitivo, por exemplo, uma loja que utiliza o VISA tanto crédito como débito criará duas formas de pagamento uma VISA CREDITO e outra VISA DEBITO.
Dica: Caso utilize mais de uma credenciadoras é possível especificar no nome para facilitar na identificação. Por exemplo, um cliente que utiliza o VISA nas credenciadoras REDE e CIELO criará as formas de pagamento REDE - VISA CREDITO, REDE - VISA DEBITO, CIELO - VISA CREDITO e CIELO - VISA DEBITO.
3.3. O índice (ECF) é o vínculo da forma de pagamento entre o sistema SW e a impressora fiscal (ECF). É obrigatório somente para quem utiliza o emissor fiscal ECF, caso não utilize manter como zero.
Dica: É necessário conferir na Leitura X emitida pelo ECF as Formas de Pagamento cadastradas e vincular à SW através do código correspondente.
3.4. A 1ª Linha e 2ª Linha do Texto Touch é o texto que será exibido no PDV.
Dica: É possível utilizar o mesmo texto do nome da forma de pagamento ou especificar um outro.
3.5. Em Ordem Touch, preencha com o número da ordem em que a forma de pagamento deverá aparecer no PDV.
Dica: Caso possua mais de uma forma de pagamento com a mesma ordem touch uma ficará em sequência da outra.
3.6. Em Tipo, preencha com o tipo de forma de pagamento:
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- CORTESIA: Necessário quando oferecer uma cortesia para um cliente. Nesse tipo, será solicitada a identificação do cliente no PDV e o valor do produto não entrará no faturamento da loja, mas será gerado o documento fiscal da venda e dado baixa no estoque.
- ASSINADA: Quando um cliente for pagar depois por um produto. Nesse tipo, será solicitado o cadastro do cliente e a autorização para conta assinada no PDV. Como o pagamento ainda não foi efetuado o valor ainda não entrará no faturamento da loja, será dado apenas baixa no estoque e gerado o documento fiscal da venda.
- CARTÃO: Utilizar para formas de pagamento em cartão. Importante: Caso a loja seja do estado do Ceará e não utilize o TEF preencher com NENHUM.
- CHEQUE: Necessário para formas de pagamento em Cheque.
- TICKET: Utilizar para pagamentos em ticket.
- MERCADO PAGO: Utilizar quando for pagamento via QR Code do Mercado Pago.
- PAGAMENTO ONLINE: Utilizar quando for a forma de pagamento integrada ao SWPay na modalidade crédito, funcionalidade desenvolvida pela SW para o pagamento online através do SWNow e App White Label. Saiba mais sobre o SWPay clicando aqui.
- PAGBANK: Utilizar quando for a forma de pagamento via QR Code do PagBank.
- PIX (SWPAY): Utilizar quando for a forma de pagamento Pix integrada ao SWPay, funcionalidade desenvolvida pela SW para o pagamento Pix. Saiba mais sobre o SWPay clicando aqui.
- NENHUM: Utilizar para as demais formas de pagamento, ou seja, que não se encaixam em nenhum dos tipos acima.
3.7. Ao habilitar Imprimir Recibo, será impresso um comprovante gerencial quando for realizado vendas com essa forma de pagamento. Não interfere na impressão ou não do cupom fiscal.
3.8. Ao habilitar TEF realizará comunicação com o gerenciador do TEF. É o gerenciador quem fará a comunicação com o Pin Pad. Para mais detalhes sobre as formas de pagamento, retornos TEF e o preenchimento da aba TEF faça a leitura dos artigos abaixo:
Como criar as formas de pagamento e retornos do TEF PayGo? Clique aqui.
3.9. Ao habilitar o TEF o campo O valor será recebido se torna obrigatório. Nele, informe como o valor das vendas feitas através dessa forma de pagamento será recebido:
Dica: Se for pela credenciadora, o cupom fiscal exibirá o CNPJ e Razão Social da credenciadora selecionada na aba Fiscal desta forma de pagamento.
Como cadastrar uma credenciadora (fornecedor)? Clique aqui.
3.10. É necessário habilitar Exibir PDV para que a forma de pagamento seja exibida no PDV.
3.11. (Imagem): Para facilitar a identificação, é possível inserir uma imagem para a forma de pagamento:
3.12. No campo No fechamento, será exibido em, escolha em qual aba, Caixa ou Integrações/Online, a forma de pagamento será exibida no fechamento de caixa:
Dica: As formas de pagamento com os tipos Pagamento Online, Pix SWPay, Mercado Pago, Pagbank e Cashback estarão habilitados como integrações/online, essa opção não poderá ser alterada, pois são fixas.
4. É na aba Financeiro onde são ajustadas as configurações essenciais para a conciliação de caixa. Preencha os campos abaixo:
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- Conta bancária: Selecione a conta bancária em que cairão os valores recebidos através da forma de pagamento.
- Taxa (%): Caso a forma de pagamento possua, preencha com a taxa percentual cobrada pela credenciadora de cartões de credito, débito e voucher
- Dias Compensar: Informe o tempo que levará para receber em sua conta os valores recebidos através da forma de pagamento.
- Plano de Contas: Informe em qual plano de contas entrará os recebimentos dessa forma de pagamento. Quer saber como criar um plano de contas? Clique aqui.
- Plano de Contas (Taxa): Caso a forma de pagamento possua, informe em qual plano de contas entrará as taxas cobradas pela credenciadora.
No exemplo acima, a loja recebe através da bandeira VISA no crédito. Foi acordado com a credenciadora CIELO, que os valores sempre cairão 30 dias, após o recebimento, no banco CAIXA e que será cobrado uma taxa de 2% sobre todos os recebimentos feitos através dessa forma de pagamento. O plano de contas que a loja utiliza para recebimentos por cartão é RECEITAS GERAIS e o plano de contas para taxas chama TAXAS CARTOES.
Saiba mais sobre a conciliação de caixa clicando aqui.
5. Na aba Fiscal, faça os ajustes nas configurações fiscais relacionadas à forma de pagamento, que são essenciais para as operações de emissão de NFC-e e NF-e. Preencha os campos a seguir:
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- Credenciadora: Preencha o campo com a credenciadora de cartão, empresa responsável pela intermediação do processamento das transações financeiras de cartões de crédito, débito ou voucher. Se não for uma forma de pagamento cartão, deixe o campo em branco, caso necessite é possível cadastrar mais credenciadoras em fornecedor. Como cadastrar uma credenciadora (fornecedor)? Clique aqui.
- NFC-e Pagamento: Selecione a descrição da forma de pagamento, será impressa no cupom fiscal.
- NFC-e Bandeira: Selecione a bandeira, será impressa no cupom fiscal. Caso não possua a bandeira ou não esteja cadastrando uma forma de pagamento cartão preencher com OUTROS.
- Vinculo NF-e Pagamento: Selecione a descrição da forma de pagamento ao emitir uma NF-e. Essa descrição será utilizada exclusivamente ao selecionar essa forma de pagamento na emissão da NF-e. Deseja saber como emitir uma NF-e de Venda ou de Remessa? Clique aqui ou aqui.
- Descrição do pagamento: Preencha com a descrição do pagamento. Dica: Essa opção só fica ativa quando selecionada a opção 99 - Outros em SAT/NFC-e Pagamento ou em Vínculo NF-e Pagamento.
No exemplo acima, a credenciadora utilizada para a forma de pagamento VISA CREDITO é a CIELO, o Pagamento é feito no CARTÃO CRÉDITO, Bandeira é a VISA e o vínculo NF-e é 03 - Cartão de Crédito.
6. Após preencher todos os dados, clique no ícone para salvar as informações.
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