O cadastro de plano de contas auxilia na padronização e organização das movimentações financeiras e econômicas da loja, possibilitando um maior controle, através de relatórios, sobre as entradas e saídas registradas no sistema. Além disso, seu cadastro é essencial para a criação do DRE (Demonstração de Resultado do Exercício).
Na SW trabalhamos com dois níveis de plano de contas, neste artigo, explicaremos como cadastrar e vincular/desvincular os planos de contas de nível 1 e nível 2.
Como cadastrar um plano de contas nível 1?
1. O nível 1 é a hierarquia mais alta e representa a primeira divisão dos planos de contas da loja. No Backoffice, acesse o caminho Gestão > Financeiro > Cadastros Financeiros > Plano de Contas > Nível-1:
2. Em Plano de Contas Nível 1, clique no botão incluir :
3. Informe o nome do plano de contas nível 1 e clique no ícone para salvar as informações:
Dica: Caso a loja já possua um plano de contas padrão é só reestruturar os planos para dois níveis de hierarquia.
Como cadastrar um plano de contas nível 2?
1. O nível 2 é a divisão mais específica, onde definimos se as contas que entrarão nesse plano serão receitas ou despesas. No Backoffice, acesse o caminho Gestão > Financeiro > Cadastros Financeiros > Plano de Contas > Nível-2:
2. Em Plano de Contas Nível 2, clique no botão incluir :
3. Na aba Cadastro, preencha os campos abaixo e clique no ícone para salvar as informações:
-
- Código: É um número único gerado automaticamente.
- Nome: Preencha com o nome do plano de contas nível 2.
- Tipo:
- Receitas: Planos de Contas que serão utilizados apenas em operações relacionadas à Receitas.
- Despesas: Planos de Contas que serão utilizados apenas em operações relacionadas à Despesas.
- Receitas e Despesas: Planos de Contas que serão utilizados apenas em operações relacionadas à Receitas e Despesas.
Dica: A configuração Tipo determina a exibição ou não das opções de acordo com a operação realizada.
Como vincular/desvincular os planos de conta?
1. No Backoffice, acesse o caminho Gestão > Financeiro > Cadastros Financeiros > Plano de Contas > Vincular Plano de Contas:
2. Em Vincular Plano de Contas, acesse a aba Localizar e dê um duplo clique no Plano de Contas 1 desejado:
3. Será direcionado para a aba Cadastro, clique no ícone para editar:
4. Para vincular, em Plano de Contas 2, selecione o plano de contas que deseja vincular e clique em Adicionar:
Dica: Só aparecerão planos de contas nível 2 que não estiverem vinculados a um plano de contas nível 1.
5. Para desvincular, selecione o plano de contas desejado na lista Plano de Contas 2 e clique em Remover:
6. É possível visualizar como estão os vínculos através da opção Visualizar Relacionamentos:
Ajude-nos a evoluir deixando seu feedback nos comentários e compartilhando sugestões para novos artigos!
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.