Demonstrativo de Resultados e exercícios. Relatório que computa as entradas, faturamentos e subtrai as despesas. Objetivo é mostrar o resultado líquido em um exercício, através de receitas, despesas e resultados apurados. Com isso podemos verificar se o resultado líquido foi positivo ou negativo. Os planos de conta já devem estar cadastrados para a configuração da estrutura do DRE.
Para que as informações do DRE estejam atualizadas, é necessário:
- Cadastrar os planos de contas;
- Vincular os planos de contas as despesas (entradas de mercadoria e despesas);
- Vincular os planos de contas as receitas (formas de pagamento e receitas);
- Fazer a conciliação do caixa;
- Compensar as receitas e despesas.
Como cadastrar o DRE da loja?
1. No Backoffice, acesse Relatórios > Cadastros de Relatórios > DRE:
Dica: Caso a loja possua uma estrutura de DRE diferente, basta ajustar a estrutura existente para dois níveis de hierarquia.
2. Em DRE, clique no ícone para editar e, se necessário, alterar o nome do relatório:
Dica: O DRE padrão já vem configurado, mas pode ser ajustado. Se a edição não estiver disponível, entre em contato com o time responsável pela sua loja.
3. Antes de incluir ou alterar um subgrupo, é importante saber o que significa cada campo:
-
- Nome: Nome do subgrupo.
- Ordem: Ordem que a informação será exibida no relatório. Dica: Apenas os subgrupos com subgrupos e/ou planos de contas vinculados serão exibidos no relatório.
- Tipo: Define o comportamento do subgrupo. Veja mais no passo 4.
- Subgrupo: Tabela onde é possível adicionar subgrupos para somar ou subtrair seus valores. Esse campo é usado apenas quando o Tipo for Totalizadores.
- Plano 2: Tabela para vincular planos de conta de nível 2 ao subgrupo. Os valores dos planos vinculados são somados automaticamente.
4. O Tipo define o comportamento das informações e como elas aparecerão no relatório. Veja como cadastrar cada tipo:
-
- Clique no ícone
para adicionar um subgrupo;
- Informe o nome do subgrupo;
- Selecione o tipo Venda bruta;
- Salve clicando em
.
- Clique no ícone
2. Agora, crie um subgrupo com o tipo Totalizadores e vincule ao subgrupo criado para exibir a informação no relatório. Siga os passos:
-
- Clique no ícone
para adicionar um subgrupo;
- Informe o nome ao subgrupo;
- Defina a ordem de exibição;
- Selecione o tipo Totalizadores;
- Na tabela Subgrupo, adicione o subgrupo Venda bruta;
- Salve clicando em
.
- Clique no ícone
-
- Clique no ícone
para adicionar um subgrupo;
- Informe o nome do subgrupo;
- Selecione o tipo Descontos;
- Salve clicando em
.
- Clique no ícone
2. Agora, crie um subgrupo com o tipo Totalizadores e vincule ao subgrupo criado para exibir a informação no relatório. Siga os passos:
-
- Clique no ícone
para adicionar um subgrupo;
- Informe o nome ao subgrupo;
- Defina a ordem de exibição;
- Selecione o tipo Totalizadores;
- Na tabela Subgrupo, adicione o subgrupo Descontos;
- Salve clicando em
.
- Clique no ícone
-
- Clique no ícone
para adicionar um subgrupo;
- Informe o nome do subgrupo;
- Selecione o tipo CMV;
- Salve clicando em
.
- Clique no ícone
Dica: O relatório exibe apenas um dos dois. Ou a Sobra ou a Falta de caixa, nunca ambos ao mesmo tempo.
2. Agora, crie um subgrupo com o tipo Totalizadores e vincule ao subgrupo criado para exibir a informação no relatório. Siga os passos:
-
- Clique no ícone
para adicionar um subgrupo;
- Informe o nome ao subgrupo;
- Defina a ordem de exibição;
- Selecione o tipo Totalizadores;
- Na tabela Subgrupo, adicione o subgrupo CMV;
- Salve clicando em
.
- Clique no ícone
-
- Clique no ícone
para adicionar um subgrupo;
- Informe o nome do subgrupo;
- Selecione o tipo Sobras de caixa;
- Salve clicando em
.
- Clique no ícone
2. Agora, crie um subgrupo com o tipo Totalizadores e vincule ao subgrupo criado para exibir a informação no relatório. Siga os passos:
-
- Clique no ícone
para adicionar um subgrupo;
- Informe o nome ao subgrupo;
- Defina a ordem de exibição;
- Selecione o tipo Totalizadores;
- Na tabela Subgrupo, adicione o subgrupo Sobras de caixa;
- Salve clicando em
.
- Clique no ícone
-
- Clique no ícone
para adicionar um subgrupo;
- Informe o nome do subgrupo;
- Selecione o tipo Faltas de caixa;
- Salve clicando em
.
- Clique no ícone
2. Agora, crie um subgrupo com o tipo Totalizadores e vincule ao subgrupo criado para exibir a informação no relatório. Siga os passos:
-
- Clique no ícone
para adicionar um subgrupo;
- Informe o nome ao subgrupo;
- Defina a ordem de exibição;
- Selecione o tipo Totalizadores;
- Na tabela Subgrupo, adicione o subgrupo Faltas de caixa;
- Salve clicando em
.
- Clique no ícone
-
- Clique no ícone
para adicionar um subgrupo;
- Informe o nome do subgrupo;
- Defina a ordem de exibição;
- Selecione o tipo Totalizadores;
- Na tabela Subgrupo, adicione os subgrupos que deseja realizar a operação
- Marque o campo Subtração quando for para subtrair o valor do subgrupo;
- Salve clicando em
.
- Clique no ícone
-
- Clique no ícone
para adicionar um subgrupo;
- Informe o nome do subgrupo;
- Defina a ordem de exibição;
- Selecione o tipo Receitas;
- Na tabela Plano 2, adicione os planos relacionados às receitas da loja.
- Salve clicando em
.
- Clique no ícone
-
- Clique no ícone
para adicionar um subgrupo;
- Informe o nome do subgrupo;
- Defina a ordem de exibição;
- Selecione o tipo Despesas;
- Na tabela Plano 2, adicione os planos relacionados às despesas da loja.
- Salve clicando em
.
- Clique no ícone
-
- Clique no ícone
para adicionar um subgrupo;
- Informe o nome do subgrupo;
- Selecione o tipo Produtos;
- Salve clicando em
.
- Clique no ícone
2. Agora, crie um subgrupo com o tipo Totalizadores e vincule ao subgrupo criado para exibir a informação no relatório. Siga os passos:
-
- Clique no ícone
para adicionar um subgrupo;
- Informe o nome ao subgrupo;
- Defina a ordem de exibição;
- Selecione o tipo Totalizadores;
- Na tabela Subgrupo, adicione o subgrupo Produtos;
- Salve clicando em
.
- Clique no ícone
-
- Clique no ícone
para adicionar um subgrupo;
- Informe o nome do subgrupo;
- Selecione o tipo Frete;
- Salve clicando em
.
- Clique no ícone
2. Agora, crie um subgrupo com o tipo Totalizadores e vincule ao subgrupo criado para exibir a informação no relatório. Siga os passos:
-
- Clique no ícone
para adicionar um subgrupo;
- Informe o nome ao subgrupo;
- Defina a ordem de exibição;
- Selecione o tipo Totalizadores;
- Na tabela Subgrupo, adicione o subgrupo Frete;
- Salve clicando em
.
- Clique no ícone
-
- Clique no ícone
para adicionar um subgrupo;
- Informe o nome do subgrupo;
- Selecione o tipo Taxa de entrega;
- Salve clicando em
.
- Clique no ícone
2. Agora, crie um subgrupo com o tipo Totalizadores e vincule ao subgrupo criado para exibir a informação no relatório. Siga os passos:
-
- Clique no ícone
para adicionar um subgrupo;
- Informe o nome ao subgrupo;
- Defina a ordem de exibição;
- Selecione o tipo Totalizadores;
- Na tabela Subgrupo, adicione o subgrupo Taxa de entrega;
- Salve clicando em
.
- Clique no ícone
-
- Clique no ícone
para adicionar um subgrupo;
- Informe o nome do subgrupo;
- Selecione o tipo Taxa de serviço;
- Salve clicando em
.
- Clique no ícone
2. Agora, crie um subgrupo com o tipo Totalizadores e vincule ao subgrupo criado para exibir a informação no relatório. Siga os passos:
-
- Clique no ícone
para adicionar um subgrupo;
- Informe o nome ao subgrupo;
- Defina a ordem de exibição;
- Selecione o tipo Totalizadores;
- Na tabela Subgrupo, adicione o subgrupo Taxa de serviço;
- Salve clicando em
.
- Clique no ícone
5. Após finalizar todas as alterações, clique em para gravar:
6. Pronto! Agora, no caminho Relatórios > Relatórios Descritivos, você terá acesso ao relatório 32 - DRE, exibido conforme a configuração do cadastro.
Dica: Sempre verifique as mudanças no relatório para garantir que estão alinhadas com as necessidades da loja e ajuste o DRE para a melhor visualização possível.
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