Neste artigo, explicaremos como cadastrar um cliente no PDV. É importante ressaltar que os cadastros de clientes feitos no Backoffice ou pelo próprio cliente através do SWNow também serão exibidos no PDV.
Para cadastrar um cliente no PDV é necessário que o operador de caixa tenha o direito de acesso Clientes permitido no perfil de acesso vinculado.
Como cadastrar um cliente no Backoffice? Clique aqui.
Como fazer o cadastro no SWNow para utilizar o cashback? Clique aqui.
Saiba mais sobre o perfil de acesso clicando aqui.
Como cadastrar um cliente no PDV?
1. No PDV, acesse o Cadastro de Clientes pressionando o ícone ou utilize as teclas de atalho CTRL+F7 no teclado:
Dica: Lembre-se de pressionar o ícone, se você apenas clicar, será aberta a janela de Identificação do Cliente.
2. Na janela Cadastro de Clientes, clique em para adicionar um novo cliente:
3. Na aba Cadastro, insira as informações nos campos abaixo:
-
- Nome: Insira o nome do cliente.
- Pessoa: Selecione se o cliente é uma pessoa FÍSICA ou JURÍDICA.
- CPF/CNPJ: Informe o CPF do cliente, se for pessoa FÍSICA, ou o CNPJ, se for uma pessoa JURÍDICA. Dica: No PDV, não é possível ter mais de um cliente com o mesmo CPF/CNPJ.
- Suframa: Preencha com o número de inscrição Suframa do cliente. Dica: Essa informação é relevante apenas para clientes, pessoa JURÍDICA, localizados na Zona Franca de Manaus ou em áreas de livre comércio que estejam cadastrados na Suframa.
- RG/IE: Se quiser, informe o RG do cliente, se for pessoa FÍSICA, ou o IE, se for uma pessoa JURÍDICA.
- DDD: Indique o DDD do número de telefone do cliente.
- Telefone: Insira o telefone principal do cliente.
- CEP: Preencha com o CEP do cliente.
- UF: Selecione a unidade federativa (UF) do cliente.
- Cidade: Informe a cidade do cliente.
- Bairro: Preencha com o bairro do cliente.
- Logradouro: Informe o logradouro.
- Número: Insira o número do endereço do cliente.
- Complemento: Se necessário, preencha com informações adicionais sobre o endereço do cliente.
- Taxa Entrega: Se desejar, selecione a Taxa de Entrega para o cliente. Dica: A taxa de entrega é utilizada exclusivamente para pedidos digitados na tela de entrega.
- Data Nasc.: Preencha com a data de nascimento do cliente.
- E-mail: Informe o endereço de e-mail do cliente.
- Observação: Adicione observações relevantes sobre o cliente, se houver.
Ainda não cadastrou o endereço? Clique aqui.
3.1. Antes de ir para as demais abas clique em para gravar:
4. Na aba Telefones, siga os passos abaixo para adicionar um novo número:
-
- Preencha com o DDD e o Número do telefone;
- Em seguida, clique em Inserir.
5. Na aba Geral, é possível definir informações referente às Assinada:
- Permitir Assinada: Marque se desejar que o cliente possa utilizar a forma de pagamento assinada. Dica: Para habilitar é necessário que o operador de caixa tenha o direito de acesso Permitir Assinada habilitado no perfil de acesso vinculado. Como criar um perfil de acesso para operador de caixa? Clicando aqui. Como habilitar ou bloquear o uso da Assinada para um cliente? Clique aqui.
- Limite de Assinada: Defina um valor limite para utilizar a forma de pagamento assinada, se quiser. Será exibida uma mensagem durante a compra caso o cliente ultrapasse o limite. Como definir um limite de Assinada para o cliente? Clique aqui.
Saiba mais sobre as assinadas clicando aqui.
6. Na aba Histórico, é possível inserir informações importantes sobre o cliente:
7. Na aba Grupos, siga os passos abaixo para vincular um cliente a um grupo:
8. Na aba Biometria, é possível cadastrar a impressão digital do cliente utilizando um leitor biométrico conectado ao computador do caixa. Dessa maneira, a identificação durante o pagamento será realizada por meio da biometria.
9. Finalizando as configurações das demais abas, basta clicar em para gravar:
Ajude-nos a evoluir deixando seu feedback nos comentários e compartilhando sugestões para novos artigos!
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.