Você verá neste artigo:
O que é o fechamento de caixa?
Quem pode realizar o fechamento de caixa?
Como fazer o fechamento de caixa?
Quais informações estão na fita de fechamento de caixa?
O que é o fechamento de caixa?
O fechamento de caixa consiste no encerramento de uma movimentação de vendas, ou seja, ao final de cada turno ou período (manhã, tarde ou noite) do estabelecimento. Nesse processo confere-se todas as entradas (vendas e suprimentos) e saídas (retiradas e sangrias) do caixa. Ao final do fechamento temos as informações registradas pelo sistema e operador, gerando um comparativo de valores garantindo transparência e integridade para a operação.
Quem pode fazer o fechamento de caixa?
Qualquer operador com o direito de acesso Fechar Caixa permitido no perfil de acesso vinculado.
Como fazer o fechamento de caixa?
1. No PDV, clique no ícone localizado no canto inferior direito e selecione a opção 1 - Fechamento de Caixa:
2. Informe o seu Operador e Senha e depois o Operador e Senha do supervisor, em seguida clique no ícone .
Dica: O Supervisor é um Operador com o direito de acesso Supervisionar Caixa permitido no perfil de acesso vinculado. O Supervisor será solicitado somente se a configuração Supervisionar caixa estiver habilitada no PDV.
3. Na tela Fechamento o menu superior é composto pelos dados referentes à abertura de caixa:
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- Número Abertura: Número sequencial da abertura de caixa de acordo com o PDV utilizado.
- Operador de Abertura: Operador que fez a abertura de caixa.
- Data/Hora de Abertura: Data e horário da abertura de caixa.
- Supervisor Abertura: Supervisor responsável pela abertura de caixa. Dica: Se não foi solicitado o supervisor na abertura o campo será preenchido como Master.
Saiba como realizar a abertura de caixa clicando aqui.
4. Na aba Borderô > Caixa é realizada a Conferência de Caixa, abaixo está uma breve explicação sobre os principais campos:
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- Tipo de Pagamento: Traz todas as formas de pagamento utilizadas no caixa.
- Real: Traz os valores de acordo com o que foi registrado no caixa.
- Apurado: Deve ser preenchido pelo operador com os valores conferidos.
Dica: É possível ocultar totalmente a coluna real ou ocultar apenas o valor da forma de pagamento Dinheiro. Se precisar solicite a alteração da configuração Visualizar Valores.
Aprenda a cadastrar as formas de pagamento clicando aqui.
5. Para realizar a Conferência de Caixa guarde todos os comprovantes de suprimentos, recebimentos, sangrias e retiradas. O objetivo é verificar se o que está na gaveta corresponde ao que foi registrado no sistema durante as operações de caixa.
5.1. Vamos começar conferindo o Dinheiro do caixa! Some todas as notas e moedas presentes na gaveta, inclusive valores correspondentes aos suprimentos e preencha na coluna Apurado em frente ao tipo de pagamento Dinheiro. Saiba como somar o dinheiro através do ícone Moedas clicando aqui.
No exemplo, o valor em dinheiro na gaveta deve ser igual a soma de todas as ENTRADAS em dinheiro (suprimentos e vendas em dinheiro) menos todas as SAÍDAS (sangrias e retiradas).
ENTRADAS - SAÍDAS = DINHEIRO NO CAIXA
Exemplo: Uma loja teve 300 reais de entradas em dinheiro, desse valor 100 reais foram de suprimentos e 200 reais em vendas em dinheiro. Em saídas a loja teve 20 reais, desse valor 10 reais foram de sangrias e os outros 10 reais foram de retiradas, dessa forma, deverá ter 280 reais em dinheiro no caixa.
300 - 20 = 280
5.2. Para conferir os demais Tipos de Pagamento some as vendas de acordo com as formas de pagamento informadas nos comprovantes e preencha na coluna Apurado em frente ao Tipo de Pagamento correspondente.
No exemplo, a loja recebeu 200 reais em vendas nos demais Tipos de Pagamento, desse valor 50 reais foram recebidos no Master Crédito, 50 reais no Master Débito, 50 reais no Visa Crédito e 50 reais no Visa Débito.
Como adicionar uma forma de pagamento no fechamento de caixa? Clique aqui.
5.3. A aba Borderô > Resumo traz a soma dos valores presentes na Borderô > Caixa coluna Real.
Conforme exemplo, a loja registrou o total de 480 reais no caixa, desse valor 280 reais em dinheiro e 200 reais nas demais formas de pagamento.
Dica: É possível ocultar os valores da aba Resumo. Se precisar solicite a alteração da configuração Visualizar Valores no fechamento de caixa.
5.4. Na aba Suprimentos visualize todos os suprimentos realizados no caixa.
Dica: Caso a coluna Saldo esteja marcada significa que esse suprimento foi o saldo deixado no fechamento de caixa anterior. Suprimento é o dinheiro lançado no caixa para troco dos recebimentos em dinheiro.
Como lançar o suprimento na abertura do caixa? Clique aqui.
Dúvidas sobre o Saldo para a Próxima Abertura? Clique aqui.
Saiba mais sobre suprimento clicando aqui.
5.5. Confira na aba Sangrias todas as sangrias realizadas no caixa.
Dica: Sangria é uma despesa emergencial paga com o dinheiro do caixa, gera uma conta a pagar compensada.
Saiba mais sobre a sangria clicando aqui.
5.6. Na aba Retiradas visualize todas as retiradas realizadas no caixa.
Dica: Retirada é guardar o excesso de dinheiro por questão de segurança, gera uma transferência para a conta cofre.
6. Após finalizar a conferência de todas as abas é só clicar em Seguir:
7. Clique em Sim para confirmar o fechamento:
Dúvidas sobre o Saldo para a Próxima Abertura? Clique aqui.
Saiba como lançar o inventário pelo PDV clicando aqui.
8. Sairá a Fita de Fechamento de Caixa.
Quais informações estão na fita de fechamento de caixa?
1. Logo no início da fita temos o grupo Fechamento de Caixa com informações essenciais para a identificação da loja e do fechamento.
No exemplo, a loja Treinamento Atendimento, número 7674 na SW, está na 48ª abertura de caixa no PDV 4. Esse caixa foi aberto no dia 31/01 às 10:42 pelo operador Nathalia e supervisor Phellipe, foi fechado no mesmo dia às 11:14 pelo mesmo operador e supervisor.
Dica: Se não foi solicitado o supervisor na abertura o campo será preenchido como Master ou estará oculto.
Saiba como realizar a abertura de caixa clicando aqui.
2. Em Borderô (Apurado) é possível visualizar as informações preenchidas pelo operador durante o fechamento de caixa.
Conforme exemplo, o operador informou no fechamento que havia 280 reais em dinheiro na gaveta e 50 reais nas somas dos comprovantes de cada tipo de pagamento (Master Crédito, Master Débito, Visa Crédito e Visa Débito). Como não há nenhum Saldo Deixado para a próxima abertura o Total Borderô mantem-se igual ao Subtotal.
Aprenda a cadastrar as formas de pagamento clicando aqui.
Dúvidas sobre o Saldo para a Próxima Abertura? Clique aqui.
3. O grupo Caixa (Sistema) traz os valores do fechamento calculados pelo sistema e o faturamento do caixa.
No exemplo, o subtotal do caixa é de 480 reais, subtraindo 100 reais de Suprimentos e somando 10 reais de Sangrias e 10 reais de Retiradas é possível verificar que a loja teve 400 reais de faturamento.
480 - 100 + 10 + 10 = 400
Dica: Só aparecerá no impresso se a configuração Imprimir meios de pagamento estiver habilitada.
Aprenda a cadastrar as formas de pagamento clicando aqui.
Saiba mais sobre o fechamento de caixa com assinadas clicando aqui.
4. Em Comparativo (Apurado X Sistema) é possível visualizar as diferenças entre os valores preenchidos no fechamento e os valores calculados pelo sistema de acordo com o que foi registrado durante as operações de caixa.
No exemplo acima, não houve quebra de caixa, pois os valores informados pelo operador no fechamento de caixa (Apurado) foram iguais aos valores registrados no caixa (Sistema). Se o operador tivesse preenchido no fechamento 180 reais em Dinheiro ao invés dos 280 reais haveria uma quebra de 100 reais, ou seja, estaria faltando 100 reais.
Dica: Só aparecerá no impresso se a configuração Imprimir comparativo estiver habilitada.
5. No grupo Cancelamentos de Cupom visualize informações sobre os cupons cancelados.
Conforme exemplo, o operador Nathalia fez o cancelamento do 4º cupom no valor de 21,25 reais.
Dica: Só aparecerá no impresso se a configuração Imprimir detalhes cancelamento estiver habilitada.
Dúvidas sobre o perfil de acesso? Clique aqui.
6. Em Cancelamentos de Produtos visualize informações referentes aos produtos cancelados.
No exemplo, o operador Phellipe cancelou o produto 51 com o valor de 5,00 reais e 2 produtos 121 com o valor total de 50,00 reais. No total o operador cancelou 55 reais em produtos.
Dica: Só aparecerá no impresso se a configuração Imprimir detalhes cancelamento estiver habilitada. Caso tenha cancelado o cupom ou a operação o produto não irá aparecer.
Dúvidas sobre o perfil de acesso? Clique aqui.
7. No grupo Produtos Vendidos Caixa visualize os produtos vendidos durante a operação de caixa.
Acima, no exemplo, a loja vendeu 27 produtos faturando 400 reais, desses produtos 7 pertencem ao subgrupo Pizza que faturou 250 reais, sendo a Pizza Paulista a mais vendida do subgrupo com 3 saídas e faturando 75 reais.
Dica: Só aparecerá no impresso se a configuração Imprimir produtos vendidos estiver habilitada.
8. Em Detalhes Caixa tenha acesso a informações como a média do valor gasto por pessoa separado por tela.
No exemplo, a loja teve 8 clientes, sendo a média de gasto por pessoa 50 reais na tela Balcão.
Dica: Só aparecerá no impresso se a configuração Imprimir detalhes estiver habilitada. Informações referentes aos pedidos integrados não aparecem nesse grupo. Durante os recebimentos na tela Balcão caso não seja informado o número de pessoas o sistema irá contabilizar automaticamente como 1.
9. No grupo Descontos Caixa visualize todos os descontos concedidos.
No exemplo, a loja concedeu apenas um desconto no valor de 1 real com o nome Desconto [R$].
Dica: Só aparecerá no impresso se a configuração Imprimir descontos estiver habilitada.
Aprenda a cadastrar um desconto convênio clicando aqui.
Saiba mais sobre o fechamento de caixa com cashback clicando aqui.
Saiba mais sobre o fechamento de caixa com integrações clicando aqui.
Como fazer a conciliação de caixa? Clique aqui.
Como reimprimir o fechamento de caixa? Clique aqui.
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